//
Histórico – Liebe Zum Tanz (LZT)

Brasão danças - OficialPeqSentindo a necessidade de encontrar uma maneira diferente de integração, alguns jovens da comunidade de Linha Macuco, apoiados pela comunidade em geral, no mês de maio do ano de 1992 resolveram fundar um grupo de danças folclóricas alemãs, denominando-o como Grupo Folclórico Alemão Liebe Zum Tanz (amor à dança).

O grupo iniciou com 20 dançarinos, sendo o apoio da comunidade de Linha Macuco fundamental para fazer o grupo persistir. Alguns casais em especial podem ser citados como grandes incentivadores e motivadores do grupo quando da sua criação: Valdir e Marlise Herschaft, Jandir e Iraci Marasca, Miguel e Lourdes Schaefer, Jacó e Inácia Schneider, João Rocus e Ana Schneiders, dentre outros.

Num primeiro momento, foram escolhidos dois pares como dirigentes: Pedro Lottermann e Janice Meier, Sérgio e Fabiane Schneider. Todos os sábados os mesmos se deslocavam até a sede do município de São João do Oeste para aprender as danças, os passos, músicas, posições, as coreografias e as regras gerais para o bom andamento do grupo recém criado. Tudo isso era repassado por Ediane Ertel, dirigente na época do Grupo Folclórico Edelweiss da sede.

A primeira apresentação do Grupo Liebe Zum Tanz ocorreu no mês de maio do ano de 1993, na localidade de Macuco, numa promoção em homenagem ao dia das mães. Para a apresentação, os trajes foram improvisados e todos emprestados de demais grupos.

O Grupo conseguiu seu traje folclórico próprio ainda no ano de 1993, sendo o tecido repassado pela prefeitura municipal. Os custos da costura e acessórios foram sanados em parte do lucro obtido com a realização de uma ação entre amigos e o valor restante, custeado pelo próprio folclorista. Ainda no mês de junho de 1993, houve a eleição da primeira diretoria do grupo, sendo assim constituída: presidente, Pedro Lottermann; vice-presidente, Sérgio Schneider; secretária, Janice Meier; vice-secretária, Rosimeri Schaeger; tesoureiro, Paulo Kipper; vice-tesoureiro, Miguel Reichert;

Apesar da dificuldade inicial em criar, manter e consolidar um grupo, o tempo se encarregou das recompensas e alegrias. Em 1994, o grupo iniciou as atividades com três categorias distintas: o grupo adulto com 10 pares, o grupo juvenil também com 10 pares e o grupo infantil com 9 pares.

Participando de eventos como o encontro municipal de grupos de danças, no ano de 1995 o par Pedro e Lisete conquistaram o título de par folclórico na categoria adulto do município de São João do Oeste através de um concurso de dança envolvendo valsa figurada e polka. No mesmo ano ainda, o par Maikon Ott e Jenifer Royer conquistaram o mesmo título na categoria infanto-juvenil através de um desfile.

Com o desgaste do próprio uso e também da mudança de perfil dos integrantes do grupo, sentiu-se a necessidade da confecção de um novo traje folclórico para a categoria adulta, que foi totalmente custeado pelo setor cultural da prefeitura municipal. O traje com cor predominantemente vermelho foi inaugurado em 2003.

Consolidado, o grupo passou a participar ativamente em eventos culturais municipais e regionais. Participante dos encontros regionais de grupos de danças, festivais da canção alemã, gincanas culturais e intercâmbios interestaduais.

Com a saída acentuada de jovens da localidade de Linha Macuco, em virtude de busca de emprego e estudo, tornou-se cada vez mais difícil manter o grupo forte. A solução encontrada em 2005, foi a junção do grupo Liebe Zum Tanz com o grupo Edelweiss da sede. Dessa fusão, originou-se um grupo homogêneo, conciso e com grande número de integrantes.

Em dezembro do 2008, o grupo com muita alegria conseguiu mais um traje novo, com cor predominante verde, custeado pelo setor cultural da prefeitura municipal. Com o traje novo, revigoraram-se os componentes, que com mais entusiasmo passaram a valorizar ainda mais o grupo de danças.

Em 2010, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz apresentou à comunidade de São João do Oeste a sua nova vestimenta. Essa, diferente dos demais trajes, representou muito mais do que uma simples roupa, foi o alcance de uma meta sonhada durante 18 anos. Conseguir confeccionar um traje típico histórico original da Alemanha. Foram investidos valores significativos praa essa belíssima vestimenta para 15 pares do grupo. Sonho possível de realizar, graças à obtenção de recursos junto ao Fundo de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina intermediado pela SDR de Itapiranga e uma contrapartida com recursos próprios do caixa do grupo folclórico.

O referido traje apresentado é da cidade de Betzingen, região de Baden Würtemberg (Suábia) e é datado do ano de 1850. Esta região é de uma beleza paisagística sem par e é conhecida como a mais fértil da Alemanha, cuja capital é a conhecida cidade de Stutgart; a famosa Floresta Negra e o Lago de Constança são seus maiores atrativos e a fazem conhecida pelo mundo.

No ano de 2011, com muitas apresentações sendo realizadas em época de calor, e vendo o crescimento do número de integrantes do grupo, com recursos próprios, o grupo confeccionou mais um traje para seus integrantes. Tratou-se de um dindel para as moças e um traje com referências bávaras para os rapazes.

Em 2012, participando da programação do Acampamento Folclórico promovido pelo Grupo Regenwalde da cidade de Jaraguá do Sul, conquistou o segundo lugar na competição, sendo agraciado com mais um traje para o grupo. Foi confeccionado um traje da região bávara, para 20 dançarinos do grupo, sendo um dos mais costumeiramente usados nas apresentações.

O grupo está atualmente vinculado e é mantido pela ACASJO – Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, sua mantenedora. Está filiado à LAAOSC – Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina. Também é associado à Associação Cultural de Gramado (RS). É através dessas associações que se torna possível participar de cursos de aperfeiçoamento e seminários de danças, que são repassadas ao grupo.

O Grupo desenvolve cada vez mais o papel de representante e divulgador do município de São João do Oeste – Capital Catarinense da Língua Alemã, levando as potencialidades culturais e turísticas de São João do Oeste pelas cidades que se apresenta, além de enaltecer cada vez a Deutsche Woche, evento que organiza, maior festa do município e de grande repercussão regional, com alcance interestadual e também nos países vizinhos.

Como parte integrante das programações anuais realizadas pelo grupo, está a organização da Deutsche Woche (Semana Alemã), umas das maiores festas de cunho cultural da região e festa destaque do município de São João do Oeste.

O grupo mantém na ativa quatro categorias distintas de dançarinos: a mirim com crianças até 5 anos; categoria infantil até 10 anos; categoria juvenil até 18 anos e a categoria adulta. Somados aos dançarinos, conta com uma equipe de apoio formada por pais e acompanhantes que incentivam e participam ativamente das atividades desenvolvidas. São mais de 150 pessoas, que formam juntos, o que o grupo autodenomina de “Família Liebe Zum Tanz”.

Além dos ensaios, por várias oportunidades o grupo se reúne para confraternizações e momentos de lazer. Nessas oportunidades aprofundam-se os laços de amizade e a integração entre todos é muito fortalecida. Essas confraternizações rotineiras servem também como estímulo aos integrantes.

Participa ativamente nos eventos promovidos por entidades culturais e/ou grupos dos demais diferentes locais. Em sua trajetória recente, fez-se presente e apresentou-se por duas oportunidades na cidade de Florianópolis, sendo numa delas, no Salão Catarinense de Turismo. Nas cidades gaúchas fez-se presente em eventos nas cidades de Gramado, Nova Petrópolis, Presidente Lucena, Não-Me-Toque, Vale Real, Aratiba, Alpestre, Coqueiros do Sul, Nova Hartz, Restinga Sêca, Conlinas, Frederico Westphalen, dentre outras. No Paraná, participou em vários momentos de encontros na cidade de Curitiba. Já em Santa Catarina, participou e apresentou-se nas cidades de São Pedro de Alcântara, Chapecó, Palmitos, São José do Cedro, Guaraciaba, São Carlos, Guarujá do Sul, Saudades, Maravilha, Itapiranga, Guaraciaba, Mondaí, Cunhataí, Cunha Porã, Seara e São Miguel do Oeste.

Além das apresentações nos três estados do Sul, viajou e se apresentou em cidades do Espírito Santo, no Uruguai e na Argentina.

É com grande orgulho que o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs “Liebe Zum Tanz” representa a cidade de São João do Oeste – Capital Catarinense da Língua Alemã em todo o país, participando dos mais diversos eventos, enaltecendo, através da dança, a tradição herdada dos antepassados.

Compartilhar texto

Comentários